11 5084.1926 |11 5579.3969 |11 9.9292.0805 neoodonto@neoodonto.com.br
BLOG – NEO

Desenho animado diminui medo de crianças em relação aos dentistas

07 de Outubro de 2016

  • Facebook
  • Google+
  • Gmail
  • Evernote

Alguns pesquisadores da Suécia e da Arábia Saudita chegaram a conclusão depois de algumas pesquisas que: ver desenhos animados durante os tratamentos odontológicos pode ajudar a reduzir a ansiedade em crianças e jovens. O ensaio clínico colocou várias crianças para assistir desenhos através de óculos especiais durante o atendimento e conseguiu demonstrar que elas se tornam mais cooperativas e menos ansiosas do que quando não têm uma distração visual.

A ansiedade durante as consultas no dentista é muito comum em crianças, e estima-se que uma em cada como crianças tem medo de ir ao dentista. Então os pesquisadores avaliaram se os desenhos animados podem ter um efeito de relaxamento nas crianças, os pesquisadores usaram um sistema eyeglass. No total, foram avaliadas 56 crianças de 7 a 9 anos de idade, em três diferentes ocasiões, durante atendimentos que incluíram exame bucais, anestesia local e restaurações.

Todas as crianças envolvidas no estudo já haviam demonstrado algum tipo de ansiedade no passado. Durante o ensaio clínico, metade foi escolhida de forma aleatória para ver os seus desenhos animados preferidos durante o tratamento, enquanto o grupo de controle não teve qualquer distração visual durante o tratamento.
Os pesquisadores, então, mediram os níveis de ansiedade e os comportamentos de cooperação em ambos os grupos e concluíram que as crianças que tiveram acesso aos vídeos estavam significativamente menos ansiosas e mais cooperativas do que as do outro grupo. Além disso, as crianças que não assistiram aos desenhos animados durante o atendimento apresentaram aumento de batimentos cardíacos e da pressão arterial. O curioso é que a maioria das crianças, quando perguntadas sobre a diferença na percepção da dor e da ansiedade que sentiram durante o atendimento, relataram não ver muita diferença.

De acordo com os autores da pesquisa, é preciso realizar mais estudos para confirmar o valos do método sugerido pelo artigo. Contudo, os resultados indicam que esse tipo de estratégia pode ser uma forma eficaz de reduzir a ansiedade em crianças a consulta no dentista.

Leia matéria original aqui: https://goo.gl/xLCQby

Cadastre o seu e-mail!
Receba gratuitamente as atualizações do Blog.

Pin It on Pinterest

Share This

Cadastre o seu e-mail!

Receba gratuitamente as atualizações do Blog.

You have Successfully Subscribed!